Homensqueamamdemais's Blog

Site para discussão do amor masculino

CIÚME


O que aparece no Ciúme Patológico é um grande desejo de controle total sobre os sentimentos e comportamentos da companheira. Há ainda preocupações excessivas sobre relacionamentos anteriores, as quais podem ocorrer como pensamentos repetitivos, imagens intrusivas e ruminações sem fim sobre fatos passados e seus detalhes. Voltando a falar no nosso conceito de repetição como sendo principal sintoma da doença do amor patológico, podemos citar que o ciúme patológico se enquadra no transtorno obsessivo compulsivo, surgindo como uma obsessão que se faz presente por rituais de verificação e evidencias da infidelidade da parceira.

No Ciúme Patológico o amor do outro é sempre questionado e o medo da perda é infinito, enquanto no amor normal (ou ideal) esse medo não é prevalente e nem sempre questionado. No Transtorno Obsessivo-Compulsivo há sempre dúvida patológica com verificações repetidas, mesmo fenômeno que se observa no Ciúme Patológico. O medo da perda é também um sintoma proeminente no TOC, tanto quanto no Ciúme Patológico. Neste, a perda do ser amado não diz respeito à perda pela morte, como ocorre num relacionamento normal, mas o medo maior, o sofrimento mais assustador é a perda para outro homem.

Segundo o DSM.IV, as Obsessões seriam definidas por:

(1) Pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes e persistentes que, em algum momento durante a perturbação, são experimentados como intrusivos e inadequados e causam acentuada ansiedade ou sofrimento.

(2) Os pensamentos, impulsos ou imagens não são meras preocupações excessivas com problemas da vida real.

(3) A pessoa tenta ignorar ou suprimir tais pensamentos, impulsos ou imagens, ou neutralizá-los com algum outro pensamento ou ação.

(4) A pessoa reconhece que os pensamentos, impulsos ou imagens obsessivas são produto de sua própria mente (não impostos a partir de fora, como na inserção de pensamentos).

Avalie a dosagem do amor com relação ao seu parceiro:

– Você costuma se sentir satisfeito com a quantidade de atenção e tempo que dedica ao seu parceiro ou percebe que fez mais do que gostaria?

– Você acha que a quantidade de atenção e afeto que dirige ao seu parceiro está sob seu controle ou é comum tentar frear e não conseguir?

– Você mantém outros interesses e relacionamentos ou abandonou pessoas, trabalhos e outras funções em decorrência da sua vida amorosa?

– Você continua se desenvolvendo pessoal e profissionalmente após o início de seu relacionamento amoroso ou percebeu que não consegue mais ter controle como antes?

Se respondeu “não” à maioria das questões, é um sinal de alerta: cuidado com o amor patológico. Nesse caso, existe a necessidade de realizar uma avaliação clínica mais aprofundada com um especialista.tarot5

Anúncios

5 Respostas to “CIÚME”

  1. carlos said

    O ciúmes tem muito a ver com a mulher que não nos passa confiança , pois eu já tive mulheres que confiei e outras que soube que estavam traindo , mas mesmo assim eu noa conseguia sair de perto e comecei a ficar paranoico.Gostaria de outros artigos sobre ciumes .obrigado

    carlos

    • José Roberto said

      Seu babaca, o ciúme tem a ver com você, não com a mulher. Você não ntendeu nem um pouco a natureza do site. Vá se tratar.

  2. Daniel said

    Acredito sim que o ciúme possa levar a um crime passional.

    é uma doença e como toda doença precisa ser tratada .

    Agradeço a autora pelo livro , estou me tratando com terapia e melhorando a forma de sentir e ver a mulher ao meu lado.

    Obrigado.

    Daniel

  3. silvia said

    estou vivendo um amor nao sei como descrever mas sou muito humilhada pelo meu namorado que so obedece a mae dele,nao quer nada serio mas eu o amo e nao concigo viver sem ele,tudo e tao vazio,nao consigo comer e ainda to me tratando de uma doença leucemia me ajude por favor vou enlouquecer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: